Escolha uma Página

Fio Dental, devo usá-lo?

A resposta é sim, pois somente com o fio dental é que a higienização dos dentes e da gengiva será efetiva. Saiba que o fio dental é o meio mais fácil para a remoção dos restos alimentares e da placa bacteriana, onde a escova de dente não alcança, ou seja, entre os dentes e abaixo da gengiva. fio-dental

Passe o fio dental várias vezes entre os dentes e sem pressa. Evite o uso de palito de dente para substituir o fio dental, pois, além de não ser o mais adequado, o palito de dente pode acabar deslocando possíveis restaurações ou próteses entre os dentes e, ainda, quebrar e ocasionar lesões na gengiva.

O uso do fio dental diário é recomendado sempre para complementar a higiene, assim, quando não utilizado, poderá ocorrer sangramento da gengiva ou gengivite (inflamação da gengiva) ou doença cárie entre um dente e outro (onde a escova de dente não consegue alcançar).

Com o fio dental você desorganiza a placa bacteriana presente nas superfícies dos dentes e impede que ela evolua e possa causar cárie.

Para o correto uso do fio dental

  • Tamanho de 40 a 50 centímetros já é o suficiente. Este pedaço deve ser enrolado no dedo indicador ou dedo médio em cada uma das mãos, desde que sobre um pedaço de aproximadamente 10-15 centímetros entre os dedos de cada mão;
  • Segure o fio dental com o dedo polegar (dedão) e o indicador formando uma pinça;
  • Deslize o fio dental entre um dente e o outro de cima para baixo com CALMA;
  • Cuidado ao passar o fio dental abaixo da gengiva para que você não a machuque;
  • Repita o processo entre todos os dentes, quantas vezes for necessário, sempre mudando o pedaço de fio entre os dedos;
  • Caso o fio dental comece a desfiar troque a porção desfiada enrolando-o no seu dedo ou troque-o totalmente para que não arrebente entre os dentes.

Quanto ao tipo de fio dental a ser utilizado, ele pode variar conforme a marca comercial e a quantidade de filamentos. Ainda, podem ter sabores variados ou encerados.

O fio dental multifilamento ou nylon pode, às vezes, acabar rasgando ou trancando entre os dentes quando ele têm seus contatos muito apertados, podendo ocasionar desconforto posteriormente.

Já o fio dental monofilamento ou fio único tem um maior deslize entre os dentes na hora da higienização, mesmo em locais onde há contatos apertados entre os dentes. Tem maior dificuldade de se rasgar.

Importante que, desde que corretamente utilizado associado à escova de dente e à pasta de dente, os dois tipos de fios  dentais são efetivos para a remoção da placa bacteriana e dos restos alimentares entre os dentes. Cabe ao paciente decidir pelo tipo e pela marca conforme a sua preferência e o seu conforto.

Como utilizar o fio dental

Utilize sempre! Crie este hábito!

Scroll Up