Gengivite ou Sangramento da Gengiva

O sangramento da gengiva normalmente é um indicativo de que existe inflamação no local. Gengivite.

Gengiva sangra porque está inflamada. Não está machucada na maioria das vezes.

Alguns pacientes às vezes relatam que quando fazem a escovação dentária os dentes sangram e por este motivo diminuíram a higiene no local por receio ou medo que algo anormal pudesse estar ocorrendo. É, então, explicado que o sangramento pode ser sinal de GENGIVITE.

A gengivite é a inflamação da gengiva. A principal característica que o paciente pode perceber, ALÉM DO SANGRAMENTO, é uma gengiva com o contorno próximo ao dente em uma coloração mais AVERMELHADA. A gengivite quando tratada tende a mudar a coloração da gengiva de um tom AVERMELHADO para um tom mais ROSADO.

Para que possamos tratar a nossa gengivite são necessários cuidados básicos, além de ACOMPANHAMENTO DO SEU DENTISTA. É preciso que o paciente siga as recomendações de maneira rigorosa em casa, como:

• Escovar os dentes após cada refeição;
  • Utilizar pasta de dente;
  • Passar corretamente fio dental;
  • Limpar a superfície da língua.

Importante: caso esta gengivite não seja tratada podemos evoluir para uma PERIODONTITE. Ao contrário da GENGIVITE que é uma inflamação da gengiva que podemos REVERTER o dano, normalmente na PERIODONTITE os danos tanto na gengiva quanto na estrutura óssea são IRREVERSÍVEIS podendo levar a perda de osso ao redor do dente. Essa perda de osso no suporte do dente, bem como a sua gengiva ao redor, ocasionam mobilidade do dente com risco de necessidade de EXTRAÇÃO DO DENTE.