Escolha uma Página

Dente siso ou ciso?

A resposta correta é SISO.

O dente do siso, dente do “juízo” ou, simplesmente, TERCEIRO MOLAR PERMANENTE, é o último dente da arcada dentária superior ou inferior a erupcionar na cavidade bucal. O dente do siso tem morfologia de raíz e coroa variadas e tempo de formação e calcificação diferentes dos demais.

A erupção do siso geralmente ocorre por volta dos 18 a 24 anos de idade e, normalmente, o siso não segue um padrão anatômico, apesar de poder apresentar uma anatomia similar aos molares ao lado.

Por serem os últimos dentes permanentes a ter completa formação, eles às vezes não têm espaço suficiente na cavidade oral para que sejam acomodados. Esta, por exemplo, é uma razão para que o dente do siso fique incluso ou não irrompido, pois passou a época do dente estar no local adequado e ele não tem mais potencial para continuar o processo de erupção dentária.

fonte: healthool.com/

Pericoronarite fonte: healthool.com

Quando o dente do siso não completa a sua erupção, ele pode ficar semi-incluso, estando coberto por tecido ósseo e gengival. Neste período é bem comum os pacientes relatarem a mucosa avermelhada no local e muita dor, principalmente quando algo encosta. Este quadro de inflamação e dor é denominado de PERICORONARITE (Inflamação do tecido ao redor da coroa dentária).

Para tratamento da pericoronarite o ideal é procurar um dentista para que seja feito o correto tratamento e a correta conduta clínica, seja para acompanhar o processo de erupção do dente na boca ou indicar a sua extração com avaliação radiográfica.

Ainda, quando erupcionam parcialmente, dente-sisoos dentes do siso PODEM ocasionar apinhamento dentário (quando os dentes não têm espaço na arcada dentária e começam a se “acavalar”) ou cárie dentária na raíz do dente do lado, pois a sua erupção não pôde ser completada e assim o dente ficou inclinado e “preso” na raiz do dente do lado. Associado à esta impacção do dente há um grande acúmulo de bactérias e restos alimentares (que são difíceis de serem removidos) que podem ocasionar cárie na raíz do dente do lado e por consequência ser necessária a extração do siso e também do segundo molar permanente comprometido (quando este estiver presente).

Quando há presença do siso e apinhamento dentário na fase adulta, o único modo para que se corrija a posição dos elementos dentários é através do uso de aparelho fixo.

Fonte: colgate.com.br

Por apresentarem um estágio de formação mais tardio as complicações são menores quando removidos precocemente, desde que haja correta indicação através de AVALIAÇÃO CLÍNICA E RADIOGRÁFICA, pois como não houve ainda completa formação da raíz, há maior previsibilidade no momento da remoção deste dente.

A extração/exodontia do siso pode ser feita tanto em ambiente clínico do consultório odontológico com anestesia local, quanto em ambiente hospitalar através da anestesia geral.

Scroll Up