Bruxismo

O bruxismo é um hábito para-funcional caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes.

Os pacientes com bruxismo têm dores de cabeça, dentes com sinais de desgastes e dores na articulação temporomandibular (ATM).

bruxismoProblemas no correto fechamento da boca/dentes pode levar o paciente a ter bruxismo, pois através de maus contatos dos dentes superiores e inferiores pode haver locais de tensão muscular e atrito dos dentes.

Normalmente paciente que têm bruxismo apresentam, além de desgastes dentários, dor muscular, dor de cabeça, relatos de acordar com a musculatura da bochecha “travada” ou dolorida.

Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de bruxismo:

• Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
  • Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
  • Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
  • Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;
  • Dor por um período prolongado nos músculos da face;
  • Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.

Como é causado o bruxismo?

A causa do bruxismo pode ser por vários fatores, como: genética, ansiedade, estresse, tensão do dia-a-dia, dentes ocluindo de maneira incorreta (superiores com os inferiores), problemas relacionados ao sono, uso de medicamentos contínuos (antidepressivos, por exemplo).

Ainda, cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo.

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo.

Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema.

Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, o dentista pode lhe ajudar a determinar a fonte potencial de seu bruxismo.

Com base no grau dos danos causados aos seus dentes e a causa provável, o dentista poderá sugerir:placa bruxismo

• O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. A vantagem do uso da placa é que, por ela ser rígida e de acrílico, ela sofrerá desgaste e não os seus dentes.
  • Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia (aparelho nos dentes).

Leia mais no site da Colgate

Fique sempre atento às dicas de saúde amigos do Vale do Caí (Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Vale Real).
Dúvidas entre em contato conosco!!! Grande abraço