Boca seca? Saiba mais…

boca secaBoca seca ou xerostomia é quando você não tem produção suficiente de saliva pelas glândulas para manter a sua boca úmida.

A boca seca, comumente, pode afetar a todos sob momentos de tensão, apreensão, estresse ou tristeza.

Entretanto se há ausência de saliva por um período maior pode haver desconforto com consequentes problemas de saúde, pois a saliva, além de manter a boca úmida, protege os dentes de cáries, previne doenças ao controlar as bactérias presentes na boca e ajuda na mastigação, deglutição e digestão dos alimentos.

Como causa podemos considerar:

• Estresse;
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos, antidepressivos e anti-hipertensivos (pressão alta);
  • Doenças que podem afetar diretamente as glândulas salivares, como: diabetes, doença de Hodgkins(tipo de linfoma), mal de Parkinson, HIV, Sindrome de Sjögren (doença auto-imune de causa desconhecida que afeta as glândulas lacrimais e salivares, causando olho e boca seca);
  • Terapia contra o câncer através da radioterapia, pois as glândulas podem ser afetadas na região da cabeça e pescoço durante as radiações. Pode haver perda total ou parcial com tempo de duração permanente ou temporária;
  • Menopausa;
  • Fumo.

Quando a situação de boca seca persiste por um tempo prolongado, sem que haja a produção adequada de saliva, o paciente pode apresentar como sintomas:

• Secura da boca;
  • Dificuldade de mastigar e deglutir os alimentos;
  • Sensação de língua queimando;
  • Lábios secos com aspecto rachado;
  • Paladar diminuído;
  • Gosto metálico na boca;
  • Feridas na cavidade bucal;
  • Gosto ruim/ Mau hálito;
  • Dificuldade para falar.

Para tratamos a boca seca, caso seja causado por medicamentos de uso contínuo, você pode conversar com o seu médico responsável para que possa mudar (se possível e sem afetar o seu tratamento) a prescrição ou a dosagem.

Caso as suas glândulas salivares estejam prejudicadas, pode-se administrar pelo seu médico algum tipo de medicamento com o objetivo de auxiliar no funcionamento correto da glândula. beba água

Ainda, o dentista pode recomendar o uso de agentes lubrificantes que possam hidratar a sua boca, a fim de que se alivie o problema.

Como auxílio sugere-se:

• Hidratação à base de água;
  • Evitar ingestão de bebidas à base de açúcar, refrigerantes, ou que contenham cafeína;
  • Mascar chicletes sem açúcar ou gomas (balas) sem açúcar para que haja estímulo do fluxo salivar;
    Evitar fumar ou ingerir álcool;
  • Utilizar hidratante bucal.

Fique sempre atento às dicas de saúde amigos do Vale do Caí (Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Vale Real).
Dúvidas entre em contato conosco!!! Grande abraço