Boca seca? Saiba mais…
Boca seca ou xerostomia é quando você não tem produção suficiente de saliva pelas glândulas para manter a sua boca úmida.
A boca seca, comumente, pode afetar a todos sob momentos de tensão, apreensão, estresse ou tristeza.
Entretanto se há ausência de saliva por um período maior pode haver desconforto com consequentes problemas de saúde, pois a saliva, além de manter a boca úmida, protege os dentes de cáries, previne doenças ao controlar as bactérias presentes na boca e ajuda na mastigação, deglutição e digestão dos alimentos.
Como causa podemos considerar:
- Estresse;
- Efeitos colaterais de alguns medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos, antidepressivos e anti-hipertensivos (pressão alta);
- Doenças que podem afetar diretamente as glândulas salivares, como: diabetes, doença de Hodgkins(tipo de linfoma), mal de Parkinson, HIV, Sindrome de Sjögren (doença auto-imune de causa desconhecida que afeta as glândulas lacrimais e salivares, causando olho e boca seca);
- Terapia contra o câncer através da radioterapia, pois as glândulas podem ser afetadas na região da cabeça e pescoço durante as radiações. Pode haver perda total ou parcial com tempo de duração permanente ou temporária;
- Menopausa;
- Fumo.
Quando a situação de boca seca persiste por um tempo prolongado, sem que haja a produção adequada de saliva, o paciente pode apresentar como sintomas:
- Secura da boca;
- Dificuldade de mastigar e deglutir os alimentos;
- Sensação de língua queimando;
- Lábios secos com aspecto rachado;
- Paladar diminuído;
- Gosto metálico na boca;
- Feridas na cavidade bucal;
- Gosto ruim/ Mau hálito;
- Dificuldade para falar.
Para tratamos a boca seca, caso seja causado por medicamentos de uso contínuo, você pode conversar com o seu médico responsável para que possa mudar (se possível e sem afetar o seu tratamento) a prescrição ou a dosagem.
Caso as suas glândulas salivares estejam prejudicadas, pode-se administrar pelo seu médico algum tipo de medicamento com o objetivo de auxiliar no funcionamento correto da glândula.
Ainda, o dentista pode recomendar o uso de agentes lubrificantes que possam hidratar a sua boca, a fim de que se alivie o problema.
Como auxílio sugere-se:
- Hidratação à base de água;
- Evitar ingestão de bebidas à base de açúcar, refrigerantes, ou que contenham cafeína;
- Mascar chicletes sem açúcar ou gomas (balas) sem açúcar para que haja estímulo do fluxo salivar;
Evitar fumar ou ingerir álcool; - Utilizar hidratante bucal.