fbpx
Escolha uma Página

Conforme escrevi na última postagem sobre GESTANTES (link), hoje escrevo um pouco sobre cuidados com os bebês!

Coloco à disposição um pouco sobre o que foi conversado na Palestra para o Grupo de Gestantes da Unimed Vale do Caí.

– Como proceder a limpeza dos dentes do bebê?

A limpeza pode ser realizada nos primeiros meses de vida através de uma gaze ou ponta de fralda fazendo limpeza da gengiva.

– Com quantos anos a mãe deve levar o bebê ao dentista?

O ideal é que aos 6 meses, no máximo, a mãe já possa estar levando o seu bebê em um dentista ou odontopediatra, antes mesmo dos dentes aparecerem na boca para que informações e cuidados especiais possam ser repassados.

– Qual pasta de dente deve-se utilizar?

Não existe restrição de pasta de dente, pois desde que haja entre 1000 e 1500 ppm (parte por milhão) de Flúor na pasta de dente, já existe prevenção. O flúor não faz milagre, mas previne aparecimento de cáries. Muito cuidado para que o bebê/criança não engula a pasta de dente.

– Qual a quantidade ideal?

Antes do aparecimento dos dentes, apenas a limpeza com gaze ou ponta de fralda. Posteriormente, quando aparecem os dentes de superfície lisa (dentes da frente, incisivos), eles podem ser escovados com pasta de dente. A quantidade ideal é MEIO grão de arroz CRU. Após, com o aparecimento dos demais dentes posteriores e caninos, pode-se utilizar a quantidade de um grão inteiro de arroz cru.

Esta quantidade pode ser aumentada ao passar dos anos com o desenvolvimento da dentição com a troca de dentes de leite por dentes permanente até atingir o tamanho de uma ERVILHA.

– Pode utilizar a pasta de dente normal que tem em casa?

Pode ser utilizada, entretanto por conta do sabor, às vezes há dificuldade da criança escova e, então, nestes casos uma PASTA DE DENTE INFANTIL poderá ser utilizada.

 

Scroll Up