Escolha uma Página

O que é Ortodontia?

ortodontia clinica drummond

Ortodontia é a área da odontologia responsável pela prevenção, interceptação ou correção do posicionamento dos dentes e das bases ósseas (maxila e mandíbula).

A ortodontia tem papel fundamental para correção de posicionamento de dentes tortos que fazem com que a mordida não tenha oclusão adequada.

    Este problema pode gerar dificuldades de higienização das superfícies dentárias e do tecido gengival e, assim, ocasionar doenças cárie e/ou periodontal.

    A má-oclusão dos dentes pode gerar transtornos estéticos, fonéticos (fala) e funcionais no paciente (dores articulares e musculares)

    Para que estes problemas sejam corrigidos no âmbito estético, fonético e funcional, a ortodontia é de extrema importância, à medida que deve ser realizado o diagnóstico do problema e, assim, ser elaborado um correto plano de tratamento para o paciente.

    A intervenção ou prevenção da ortodontia por um profissional especializado pode ser feita em qualquer fase das dentições do paciente. Tanto nos dentes de leite, quanto na dentição mista (quando começam as primeiras trocas dentárias), ou na dentição permanente.

    O correto diagnóstico e a correta conduta clínica (com ou sem o uso de aparelhos fixos ou aparelhos dentários removíveis), independente das fases de dentição pode evitar intervenções no futuro.

    Aparelho ortodôntico, devo ou não utilizar? Leia mais aqui…

    Para que na ortodontia haja um correto diagnóstico e um correto plano de tratamento, o paciente tem a necessidade de realizar exames complementares.

    Estes exames compreendem, por exemplo:

    • Fotografias intra e extra-bucais dos dentes, do sorriso e da face;
    • Modelos de gesso dos dentes da arcada superior e da arcada inferior;
    • Radiografias intra-bucais para avaliar a condição inicial dos dentes. Se há ou não doença cárie ativa. Avaliar as restaurações presentes (se precisam ou não ser substituídas para o tratamento ortodôntico). Avaliar a condição óssea nas regiões próximas aos dentes, avaliar ausências dentárias, avaliar reabsorções ósseas e dentárias, etc…
    • Radiografias extra-bucais para avaliar posicionamento dos dentes e das bases ósseas;
    • Tomografias computadorizadas;
    • Outros exames complementares.
    Scroll Up