Aparelho Dentário: o que saber de usá-lo?

O aparelho dentário é um dispositivo que utilizamos para o tratamento ortodôntico dos dentes, que pode ser fixo ou removível. Através do aparelho dentário buscamos um resultado estético e funcional adequados a cada tipo de paciente.

O aparelho dentário fixo é indicado para casos de correções do posicionamento dentário ou problemas articulares, por exemplo. Através do aparelho dentário fixo buscamos alinhar e nivelar os dentes e, assim, corrigir dentes inclinados, mordida profunda, espaços entre os dentes (diastemas), mordida profunda (dentes de baixo não aparecem) etc…

Entretanto para que possamos alcançar os melhores resultados (paciente e dentista) alguns cuidados devem ser tomados, como: higiene permanente (fio dental SEMPRE), mudança de alguns hábitos alimentares e compreensão por parte do paciente.

É preciso que haja uma boa saúde bucal para que, com o uso do aparelho dentário, possamos movimentar os dentes para a sua correta posição. Esta movimentação dentária pode ser feita de maneira removível (aparelho dentário mais utilizado para tratamentos interceptivos e preventivos) ou aparelho fixo (utilizado para correções de posicionamento dentário).

Escova Interdental

O aparelho dentário fixo é composto basicamente por (1) bráquetes, que são acessórios metálicos colados na superfície do esmalte do dente; (2) arco ou fio ortodôntico, que é inserido nas aletas dos bráquetes e tem como principal função proporcional alinhamento e nivelamento dentário, bem como permitir a movimentação dos dentes de acordo com a necessidade; e por vezes pode haver a necessidade de utilizarmos (3) bandas ortodônticas que são anéis metálicos cimentados nos dentes mais posteriores para que haja uma boa ancoragem dentária para os movimentos ortodônticos.

EXAMES COMPLEMENTARES

Para que se dê início ao tratamento com aparelho dentário primeiramente o paciente necessita de uma avaliação da saúde oral por um profissional da área, um dentista que atue na ortodontia. Nesta consulta alguns exames poderão ser solicitados para que se faça o correto diagnóstico e o correto planejamento do seu caso. Esta documentação ortodôntica ou PASTA/DOC é composta basicamente por fotografias, modelos de gesso da boca, radiografias intra/extra-orais e laudos sobre estruturas moles e duras da boca.

Com toda esta documentação da boca e uma boa saúde oral (restaurações, extrações, tratamentos de canais prévios devem ser feitos antes de se iniciar o tratamento) o aparelho dentário pode ser instalado e, assim, dar início ao tratamento ortodôntico.

CUIDANDO DA SAÚDE ORAL

Uso do passa-fio

Com o aparelho dentário fixo a higienização dos dentes e da gengiva acaba se tornando mais difícil justamente pela presença dos bráquetes, bandas e fios ortodônticos. Entretanto devem-se ter ainda mais cuidados na higiene da boca para que doença cárie ou doença periodontal não venham a surgir. Por este motivo faz-se necessário lançar mão de escova de dentes e, principalmente, fio-dental para que a área de contato entre os dentes possa ser limpa corretamente.

Passa-Fio

Como acessório para o fio-dental há o “passa fio” que se assemelha a uma agulha de costura, mas em nylon e com ponta romba para não machucar a gengiva. Como alternativa existe a escova interdental ou a escova unitufo.

O QUE DEVO OU NÃO COMER?

Quanto a alimentação, alguns cuidados devem ser tomados para que não haja risco de quebrar ou de soltar os

Escova Unitufo

componentes do aparelho dentário. Deve-se evitar alimentos que possam dificultar a higienização, como alimentos grudentos e açucarados (bala soft, bala de goma, bala Toffel). Além do risco de soltar peças do aparelho dentário, estes alimentos podem permanecer em áreas de difícil higienização favorecendo o surgimento de bactérias na boca causadoras de doenças.

Alimentos fibrosos e duros devem ser evitados pelos mesmos riscos dos alimentos grudentos e à base de açúcar. A ingestão de alimentos macios e fatiados pode contribuir para uma boa manutenção do aparelho dentário.

TEMPO DE TRATAMENTO?

O tempo de tratamento varia conforme cada caso. Varia conforme cada paciente. Conforme cada diagnóstico e plano de tratamento. Por estes e outros motivos é necessária a colaboração e compreensão do paciente, pois algum episódio de desconforto ou dificuldade para falar/comer pode ser relatado no início do tratamento com aparelho dentário.
Embora tenhamos que ter todos estes cuidados, o aparelho dentário fixo ou removível, ainda é o meio mais eficiente para que possamos alcançar o melhor resultado possível para o profissional e, principalmente, para o paciente.